Sumário da Ajuda

Close Help
Introdução Vai para o início 
                        da página

Navegação

Você pode navegar pelo OPAC usando os botões do navegador, bem como os botões oferecidos nas páginas do OPAC.

O OPAC possui dois painéis. No painel superior é exibido o menu (denominado, nesta Ajuda, menu Superior), que aparece em todas as páginas e oferece os links para as funções e opções do sistema. Na parte inferior, são exibidos a barra de opções da busca corrente e os resultados.

Login

Ao fazer login, o usuário tem acesso aos seus dados cadastrais e situação na Biblioteca. Algumas operações do OPAC exigem login. Se o objetivo é usar somente a pesquisa, você não precisa fazer login.

Login
Se você é um usuário cadastrado, informe seu ID de usuário e senha e clique em Login.

Convidado

Clique em Convidado para utilizar o OPAC sem fazer login. Neste caso, algumas opções não são oferecidas.

Registro

Para registrar-se como usuário clique em Registro. Preencha o máximo de informações possível. No final do registro, o sistema informa um ID de usuário e senha para login no OPAC.

Esqueceu a Senha?
Este botão permite cadastramento de nova senha, mediante confirmação da pergunta/resposta cadastrada no momento do registro.

Tipos de Buscas

Há cinco tipos de buscas por palavras no OPAC: Simples, Multibase, Orientada, CCL e Avançada. Clique na opção desejada na página de Busca. Para mais informações, consulte Busca por Palavras.

Busca por Lista Vai para o início 
                        da página

A Busca por Lista permite percorrer uma lista de autores, títulos, assuntos, etc em ordem alfabética ou numérica, como se fosse um dicionário. O resultado mostra a lista pesquisada, indicando o número de registros correspondentes a cada entrada e remissivas, se houver. Você pode mover-se (avançar/voltar) na lista. O sistema não diferencia maiúsculas e minúsculas informadas no campo "Palavra ou frase".

Como Preencher os Campos para Busca por Lista:

Escolha a lista que você deseja percorrer e em seguida informe o texto (Palavra ou frase) a partir do qual você deseja começar a busca. A entrada correspondente a este texto aparece no topo da lista exibida. A busca, por exemplo, pela letra a, mostra a lista alfabética, iniciando em a.

A Biblioteca pode ter configurado o sistema para mostrar a lista a partir da entrada que antecede o texto buscado, de forma que você veja o que vem antes dele. Por exemplo, se você busca pelo autor millor, o sistema exibe a lista a partir de millman, seguido de millor.

A Biblioteca pode ter habilitado a funcionalidade para percorrer a lista, apresentando todas as entradas que contém determinada(s) palavra(s). Se o usuário deseja usar este recurso, a caixa "exibir entradas contendo a palavra ou frase" deve ser marcada. Se você marca a referida caixa e informa, por exemplo, futebol como palavra de busca, a lista exibirá as entradas campeonato de futebol, seguida de futebol brasileiro, história do futebol e assim por diante.

Registros Resumidos Vai para o início 
                        da página

Na Busca por Lista, você pode acionar o link entradas para recuperar a lista de documentos correspondentes à entrada. A página exibirá uma breve descrição dos registros src="http://biblioteca2.senado.gov.br:8991/exlibris/aleph/u23_1/alephe/www_f_por/icon/f-headings.gif" alt="entradas" border="0"> aparece somente para as entradas que tem registros resumidos associados.

Lista de Entradas Vai para o início 
                        da página

A lista mostra o número de registros para cada entrada e indica se há ou não remissivas para a entrada. Clique na entrada para ver os registros correspondentes. Há 3 maneiras de fazer Busca por Lista:

  • Usando a função Busca por Lista e escolhendo uma lista para percorrer. Após digitar o texto que desejas buscar, a lista é exibida.

  • A partir do resultado da Busca por Palavras, assim:

    1. Abra um registro em formato OPAC.

    2. Clique em um dos campos sublinhados, por exemplo, Autor “Amado, Jorge". A janela Expandir Busca é aberta e oferece a opção Para percorrer a lista correspondente ao campo Autor "Amado, Jorge” (Percorre lista de cabeçalhos na base).

    3. Acionando o botão OK, a Lista de Autores é exibida, com o autor selecionado no topo da lista.

  • Quando estiver visualizando uma remissiva, clicando sobre o link Veja, é apresentada a lista correspondente, com a entrada no topo da mesma.


Preferências Vai para o início 
                        da página

Esta opção permite que você configure a visualização das informações no OPAC. Você pode determinar o idioma da interface e dos documentos que são recuperados. Além disso, é possível indicar a ordem e o formato em que os registros bibliográficos devem ser exibidos. Estas configurações podem ser feitas clicando em Preferências ou em Usuário/Minhas Preferências, a partir do menu superior. Se você é um usuário Convidado, as Preferências não são salvas.

Bases de Dados Vai para o início 
                        da página

Para ver a lista de Bases de Dados, clique em Bases de Dados a partir no menu superior. A Biblioteca determina quais bases de dados (catálogos) podem ser acessadas através do OPAC.

Exibição do Registro Completo Vai para o início 
                        da página

Ao acionar a exibição do Registro Completo, o formato automaticamente selecionado é o OPAC, porém você tem opção de alterar a forma de exibição do registro para Ficha, Reduzido, Nomes MARC e Campos MARC.

O formato OPAC possui links que permitem:

  • Percorrer uma lista alfabética de entradas.

  • Buscar registros similares ou relacionados.

  • Acionar um mecanismo de busca externo para localizar informações relacionadas.

  • Exibir informações dos itens da coleção da(s) Biblioteca(s).

  • Acessar fontes externas, tais como periódicos eletrônicos.
Além disto, na visualização do Registro Completo, acima do registro, há uma barra de opções, descritas a seguir:
  • Para buscar registros similares em outras bases de dados, clique em Localizar.

  • Para, usando o registro, criar um pedido de empréstimo entre bibliotecas para o material, clique em Pedido de EEB

  • Para gravar o registro no servidor, clique em Salvar no Servidor. Esta opção somente é oferecida se, no perfil de seu usuário, a permissão para salvamento está autorizada.

  • Para enviar o registro por e-mail ou salvá-lo localmente em seu PC, clique em E-Mail/Salvar.

  • Para armazenar o registro de seu interesse, visando uso posterior, clique em Adiciona a Favoritos. Para manter seus Favoritos gravados é necessário estar logado. Se o usuário não fez login, os Favoritos são armazenados até o final de sessão.

  • Para fazer uma reserva programada, indicando dia e horário de interesse, clique em Reserva Agendada (caso a Biblioteca ofereça esta opção).

  • Através do botão SFX (caso a Biblioteca ofereça este serviço), você pode expandir a sua busca com base nas informações do registro; como por exemplo, obter e-mail do autor, buscar citações do autor em outras fontes, localizar outros documentos afins em mecanismos de busca ou bases de dados, entre outros serviços.
Histórico Vai para o início 
                        da página

A função Histórico permite ao usuário, mediante login, ver as suas buscas, salvas em acessos anteriores. Estas consultas ficam salvas e podem ser usadas como "buscas favoritas" no futuro. Para salvar uma busca no Histórico, execute a sua consulta (refinando a estratégia até atingir os resultados esperados) e, então, acesse o link Buscas Anteriores, onde está disponível o botão "Salvar".

Para exibir as buscas salvas, clique em Histórico no menu superior.

No Histórico, você pode selecionar uma busca e refazê-la, clicando em Buscar, ou excluí-la do Histórico. Observe que o número de registros mostrado refere-se ao resultado da busca quando a mesma foi realizada pela primeira vez e salva.

Coleção Vai para o início 
                        da página

Para visualizar os itens da coleção de uma determinada Biblioteca:

Na lista de resultados, clique no link do nome da Biblioteca na coluna Coleção column.

Ou

No Formato OPAC, clique no link Todos Itens link.

Na lista de itens da coleção da(s) Biblioteca(s) que é exibida, pode-se aplicar filtros por:

  • Ano: somente itens publicados naquele ano são exibidos.

  • Volume: somente itens do volume selecionado são exibidos.

  • Sub-biblioteca: somente itens que pertencem à Biblioteca selecionada são exibidos.

  • Esconder itens emprestados: itens que, no momento, estão emprestados ou na reserva não são exibidos.
A lista de itens oferece as seguintes opções:
  • Reserva: fazer pedido de reserva do item (se exibido o link).

  • Fotocópia: fazer pedido de fotocópia do item (se exibido o link).

  • Reserva agendada: fazer pedido de reserva agendada (se exibido o link).

  • Expandir: ver informações complementares do item.
EEB - Empréstimo Entre Bibliotecas Vai para o início 
                        da página

Esta função permite solicitar material de outra Biblioteca. Você pode solicitar empréstimo de um livro ou periódico, ou solicitar uma fotocópia do material. Ao preencher o formulário de pedido, informe o máximo de informações possível, para facilitar o atendimento. Campos marcados com * são obrigatórios. Esta opção é oferecida somente mediante login e para usuário com esta permissão em seu cadastro.

Reserva Agendada Livre Vai para o início 
                        da página

Esta função permite fazer uma reserva antecipada, indicando dia e horário de interesse, sendo oferecida somente para usuários autorizados. Para submeter um pedido de reserva agendada livre:

  1. Você tem as seguintes opções:
    • Na exibição do registro em formato Completo, clique no link Reserva Agendada na barra de opções, ou

    • Na lista de itens da coleção da(s) Biblioteca(s), clique no link Reserva Agendada na coluna da esquerda.

    O formulário para submeter a reserva é exibido.

  2. Preencha o formulário de pedido de reserva agendada livre, sendo os campos de datas "De" e "Até" obrigatórios.

  3. Se o pedido é aceito, confirme a reserva.
Favoritos Vai para o início 
                        da página

Se você fez login, os registros salvos em Favoritos são mantidos para uma próxima sessão. Entretanto, se você não está logado, ou se está conectado como Convidado, os registros Favoritos são apagados quando a sessão de busca é encerrada.

Para adicionar registros em Favoritos, selecione os registros na lista de resultados e clique em Adicionar a Favoritos, na barra de opções. Você também pode adicionar um registro aos Favoritos, ao visualizá-lo em formato Completo.

Para ver todos os registros salvos, clique em Favoritos no menu superior.

Os Favoritos oferecem:

  • Enviar por e-mail ou salvar os registros que estão nas pastas.

  • Excluir registros das pastas.

  • Criar pastas e mover registros para estas.

  • Excluir e renomear pastas.

  • Submeter pedidos de reserva normais, paralelos ou em série.

  • Limpar Favoritos.
Usuário Vai para o início 
                        da página

A página Informações do Usuário mostra dados pessoais e referentes à circulação. Além disso, oferece alguns serviços online.

Você pode ver sua situação atual de circulação em Atividades, acionando os links:

  • Empréstimos: a página exibe informações sobre seus empréstimos atuais. Clicando no número sublinhado são exibidos seus empréstimos. Na barra de opções da página de seus empréstimos, há duas alternativas para renová-los.
    • Renovar Todos: selecione esta opção para renovar todos os empréstimos que estão em seu nome com um único comando.

    • Renovar Marcados: use esta opção para renovar somente os empréstimos selecionados.
  • Histórico de Empréstimos: lista e informa detalhes dos itens emprestados e já devolvidos.

  • Pedidos de Reserva (por base de dados administrativa): lista os itens para os quais você solicitou reserva e mostra a situação de cada pedido.

  • Histórico de Pedidos de Reserva (por base de dados administrativa): lista o histórico de pedidos de reserva.

  • Pedidos de Reserva Agendada (por base de dados administrativa): lista os itens para os quais você solicitou reserva agendada fixa ou reserva agendada livre e mostra a situação de cada pedido.

  • Pedidos de Fotocópia (por base de dados administrativa): lista os itens dos quais você solicitou fotocópia e mostra a situação de cada pedido.

  • Transações de Caixa: lista as transações de caixa e mostra o status de cada uma.
Além disto, a página de Informações do Usuário exibe informações gerais sobre a circulação:
  • Mensagens para o usuário.

  • Bloqueios do usuário para atividade de circulação.

  • Minhas Preferências, com opção de modificação das mesmas.

  • Perfis de DSI do usuário, com opção de modificação dos mesmos.

  • Endereço(s) do usuário (o cadastro do usuário deve ter uma autorização especial para atualização de endereço).

  • Senha, para alteração da mesma.

  • Informações administrativas, tais como, status do usuário, data de vencimento do cadastro, etc.

  • Envie uma mensagem para outro usuário.
O acesso às Informações do Usuário requer senha, para evitar acessos não autorizados a seus dados.

E para proteger as informações pessoais, na maioria das páginas de Informações do Usuário, o sistema não oferece a opção de Voltar do navegador. Se acionado, ao invés de mostrar a página anterior, o Voltar exibe a página acessada antes das Informações do Usuário.

Buscas Anteriores Vai para o início 
                        da página

Você pode rever os resultados de todas as buscas realizadas na sessão atual, incorporá-las em novas pesquisas ou combiná-las para reunir seus resultados.

  • Para ver a lista de buscas realizadas, clique em Buscas Anteriores no menu superior.

  • Para revisar uma busca, selecione a mesma e clique em Modificar.

  • Para eliminar uma busca, selecione a mesma e clique em Excluir.

  • Para combinar duas ou mais buscas, selecione-as e clique em clique em Cruzar.

  • Para transformar uma busca em DSI, selecione-a e clique em Perfil de DSI.
Cruzar permite você combinar os resultados de diferentes formas. Por exemplo, se você pesquisou Chicago, e depois Illinois, você pode combinar os resultados escolhendo uma operação lógica predefinida: And, Or, No primeiro, mas não no segundo, No segundo, mas não no primeiro.

Para combinar os resultados usando as opções No primeiro, mas não no segundo e No segundo, mas não no primeiro, selecione dois resultados somente.
Reserva Vai para o início 
                        da página

Para reservar um item:

  • Na exibição do registro em formato OPAC, clique no link "Todos Itens" (ou itens de determinada Biblioteca). A lista de itens da coleção da(s) Biblioteca(s) é exibida.
E você pode clicar em:
  • Click reserva (se exibido o link) para submeter um pedido de reserva do item.

  • fotocópia (se exibido o link) para efetuar um pedido de fotocópia do item.

  • reserva agendada (se exibido o link) para submeter um pedido de reserva agendada fixa ou reserva agendada livre.

  • expandir para ver detalhes do item.
Se a lista de itens mostra a data para devolução, isto indica que o exemplar está emprestado no momento.

Reserva Agendada Fixa Vai para o início 
                        da página

Algumas bibliotecas possuem itens ou recursos especiais, tais como salas de estudo e equipamentos, para os quais oferecem curtos períodos de empréstimo. A reserva se dá através de uma agenda de dias e horários preestabelecidos (de uma ou duas horas, por exemplo).

Para submeter um pedido de reserva agendada fixa:

  1. Selecione um item da coleção "reserva" na lista de itens e clique em reserva ou reserva agendada. Uma agenda de horários para aquele item é exibida.

  2. Escolha um horário disponível e clique no link "Pedidos de reserva". O item fica, então, disponível para retirada naquele horário escolhido.

Sugestão de Aquisição Vai para o início 
                        da página

Esta função permite enviar sugestões de aquisição de material para a Biblioteca, sendo oferecida somente mediante login e para usuário com esta permissão em seu perfil.
O link para submeter um pedido de EEB é oferecido no menu superior e na visualização do Registro Completo.
Há dois tipos diferentes de pedidos. Cada tipo possui um formulário específico acessível clicando no link correspondente no topo da janela:

  • Livro e outros - este é o formulário padrão
  • Periódico e artigo
Para submeter um pedido de EEB:

  1. No meu superior, clique em Pedido de EEB. O formulário para preenchimento é exibido:

  2. Preencha com o máximo de informações possível, incluindo título e número de chamada e clique OK. A Biblioteca processa o pedido, isto é, identifica o item e o encaminha para o usuário caso o mesmo esteja disponível.

Pedido Especial Vai para o início 
                        da página

A função de Pedido Especial permite você reservar itens não localizados no OPAC, mas que constam nos antigos arquivos de fichas. O link para efetuar um Pedido Especial é exibido no menu superior, desde que o perfil do usuário logado tenha autorização para esta operação.

Para efetuar um Pedido Especial:

  1. No meu superior, clique em Pedido Especial. Um formulário para preenchimento é exibido.

  2. Preencha com o máximo de informações possível, incluindo título e número de chamada e clique OK. A Biblioteca processa o pedido, isto é, identifica o item e o encaminha para o usuário caso o mesmo esteja disponível.
E-mail/Salvar Resultados Vai para o início 
                        da página

Uma vez obtidos os resultados para sua busca, você pode:

Enviá-los por e-mail:

  1. Clique em E-mail/Salvar para abrir o formulário de envio ou salvamento de registros.

  2. Informe o formato de apresentação desejado ou, alternativamente, defina um formato próprio. Preencha o campo E-mail (Assunto, Nome e Texto são opcionais, mas podem ser úteis posteriormente para identificação da mensagem).

  3. Clique em OK.
Salvá-los no PC:
  1. Clique em E-mail/Salvar para abrir o formulário de envio ou salvamento de registros.

  2. Informe o formato de apresentação desejado ou, alternativamente, defina um formato próprio.

  3. Deixe o campo de endereço de e-mail em branco. Os campos Nome, Assunto e Texto são opcionais.

  4. Clique em OK.

  5. Na página para confirmação, clique em Salvar Seleção e uma janela com opção para abrir ou salvar o arquivo é exibida.
A opção Salvar no Servidor permite a você salvar no servidor os números dos registros marcados de um resultado de busca ou de um subconjunto. Esta opção somente é oferecida se, no perfil de seu usuário, a mesma está autorizada.

DSI Vai para o início 
                        da página

SDI (Selective Dissemination ofDSI (Disseminação Seletiva de Informação) é um serviço projetado para envio de alertas ao usuário referentes a novos documentos incluídos no catálogo, ou ou atualizados, desde que atendam aos temas de seu interesse. Através do mecanismo de DSI, a Biblioteca tem condições de enviar avisos sobre novas publicações incorporadas ao acervo, bem como de fascículos de periódicos recebidos, sobre uma determinada área de conhecimento.

O usuário cujo perfil tem permissão para solicitar DSIs, deve clicar em Solicitar DSI na Lista de Resultados da busca ou na página de Buscas Anteriores.

A tela para registro de um novo Perfil de DSI, bem como de edição de um já cadastrado, é a mesma. E contém os seguintes campos:

  • Nome: informe um nome sob o qual você quer salvar e identificar o seu pedido de DSI.

  • Formato dos registros: selecione o formato de apresentação dos registros nos alertas.

  • Aplicar DSI no intervalo de: defina o intervalo de tempo para execução do seu pedido de DSI, por exemplo, a cada 7 dias, 4 semanas, etc.

  • Texto da mensagem de DSI: informe um texto a ser incluído no corpo da mensagem de alerta.

  • Busca para DSI: mostra a expressão para busca, por exemplo, wrd=budismo.

  • Incluir registros da sub-biblioteca: você pode definir se o serviço de DSI deve ser executado sobre o acervo geral ou específico de uma biblioteca.

  • Busca nas bases: selecione as bases de dados sobre as quais você deseja que seu pedido de DSI seja executado.

  • E-mail alternativo: você pode definir um e-mail alternativo (diferente do registrado em seu cadastro da Biblioteca) para envio dos resultados do serviço de DSI.

  • Assunto do e-mail: indique um assunto para o e-mail que é enviado com os resultados do serviço de DSI.

  • Encerrar DSI em: indique a data final, até a qual o perfil definido tem validade. Os resultados do DSI não são enviados após esta data.

  • Suspender DSI de/até: você pode suspender o envio de resultados do serviço de DSI por um determinado período (férias, por exemplo).

  • Codificação: selecione a codificação de caracteres na qual deseja receber os resultados do DSI.

  • Enviar mensagem no caso de resultado zero: você define se deseja ou não receber aviso do serviço de DSI mesmo quando a busca tenha resultado zero.
Para visualizar todos seus perfis de DSI, acione Usuário e clique no link Perfis de DSI, localizado na barra de opções. A página aberta permite verificar, alterar, duplicar e excluir os perfis. Você pode modificar a busca associada a um perfil, acionando Modificar Busca. A opção Buscar Online faz com que o perfil selecionado seja executado em tempo real. Sendo que não é emitida mensagem de alerta com os documentos recuperados.

Busca por Palavras Vai para o início 
                        da página

A função Busca por Palavras permite encontrar registros através de palavras-chave, frases ou números de identificação. Para efetuar qualquer busca, clique em Busca por Palavras no menu superior. Existem cinco tipos diferentes de buscas disponíveis no OPAC: Simples, Multibase, Orientada, CCL e Avançada.

Busca Avançada Vai para o início 
                        da página

A Busca Avançada permite pesquisar na base de dados qualquer palavra, presente em qualquer campo do registro, ou também optar pela pesquisa em campos específicos (por exemplo, autor, título, editora, etc). Você pode usar o menu de opções para especificar os campos para busca. Ao efetuar a busca, o sistema relaciona os campos com o operador AND. Para ver o resultado, clique na coluna No. de registros.

Busca Simples Vai para o início 

                        da página

Nesta opção, você pode optar por um campo para busca somente, como por exemplo, Autor, Assunto, Ano de Publicação, No. de sistema, etc. e digitar as palavras ou frase. O sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos. Você pode usar os operadores AND, OR e NOT na expressão de busca. Mas, você também pode desejar buscar os termos AND/OR/NOT como palavras ou parte da frase (ou seja, não com a função de operador booleano), como por exemplo, TIT=gone but NOT forgotten, ou entre duplas aspas WTI=gone but "NOT" forgotten. Nestes exemplos, NOT está indicado em maiúsculas para destaque somente, pois ele pode ser informado em minúscula na busca.

Para buscar palavras próximas umas das outras, selecione Buscar resultados com a expressão exata.

Construindo a Busca Vai para o início 
                        da página

A Biblioteca define o número máximo de palavras que uma expressão de busca truncada (wrd=a?) pode recuperar - por exemplo, , 3.000 palavras. Além disto, define-se o número máximo de registros que o sistema exibe e ordena, nos resultados - de 1.000 a 20.000 registros.

O Aleph oferece os operadores AND, OR e NOT. O operador AND é assumido quando nenhum operador é indicado na busca. Operadores podem ser digitados em inglês ou expressos através dos seguintes símbolos:

  • AND = + (mais)

  • AND = & (e comercial)

  • OR = | (barra vertical)

  • NOT = ~ (til)
Todas as pesquisas podem ser ainda filtradas por idioma, formato, datas de publicação e localização (biblioteca que possui o material). Estas opções de filtros ficam na parte inferior das páginas das opções de Busca por Palavras.

Além das Dicas de Busca encontradas no rodapé das páginas de busca, a seguir estão algumas orientações para todos os tipos de buscas:

Os caracteres ? (ponto de interrogação) e * (asterisco) podem ser colocados à esquerda, direita ou no meio de uma palavra para truncagem, mas nunca podem ser utilizados mais de uma vez na mesma palavra.

O símbolo # (jogo da velha) pode ser usado para encontrar variações na ortografia em casos em que uma versão da palavra possui um caractere a mais que outra versão. Por exemplo, colo#r localiza color colour; e arch#eology e recupera archaeology e archeology.

O caractere ! pode ser usado para encontrar variações ortográficas em casos em que um caractere único pode variar. Por exemplo, wom!n recupera tanto woman como women.

O símbolo % seguido de um número pode ser colocado entre duas palavras para indicar que as palavras apareçam dentro de uma distância específica, sem importar a ordem. Por exemplo, england %3 ballads recupera Ballads of England , Ballads of Merry Olde England e England and Her Ballads.

O caractere ! seguido de um número, pode ser colocado entre duas palavras para indicar que as palavras apareçam dentro de uma distancia entre elas, e na mesma ordem em que foram digitadas. Nesse caso, ballads !3 england recupera Ballads of England e Ballads of Merry Olde England; mas não England and Her Ballads.

O -> (hífen seguido de sinal de maior) pode ser colocado entre duas palavras. Isto indica que você deseja recuperar registros que tenham da primeira palavra indicada até a segunda (inclusive). Este recurso de busca é útil, por exemplo, para limitar datas de publicação. O símbolo -> não pode ser substituído por to.

Por exemplo: 1993 -> 1996

CCL - Linguagem Comum de Comandos Vai para o início 
                        da página

A linguagem CCL - Linguagem Comum de Comandos pode ser utilizada para buscar palavras ou cabeçalhos em diferentes índices simultaneamente. Você deve indicar o código da lista de palavras e/ou cabeçalhos que deseja buscar. As abreviaturas utilizadas na expressão CCL podem ser consultadas na seção Códigos CCL.

Exemplo:

((wau=carlyle or ruskin or hegel) and (wti=cultur?)) not (wsu=art?)

Esta busca encontra registros
a) com as palavras Carlyle ou Ruskin ou Hegel no campo de autor;
b) com as palavras iniciadas por cultur no campo de título, como por exemplo, cultura, culturas, cultural, etc.;
c) desde que os registros não tenham palavras iniciadas por art, como por exemplo, arte, artes, artístico, etc, no campo assunto.

Códigos CCL Vai para o início 
                        da página

A seguir estão as abreviaturas mais comuns utilizadas pela linguagem CCL do Aleph:

WRD - Palavra geral (todos os campos)
WAU - Palavras do campo autor
WPE - Palavras do campo autor pessoa
WCO - Palavras do campo autor entidade
WME - Palavras do campo autor evento
WUT - Palavras do campo título uniforme
WPL - Palavras do campo local de publicação
WPU - Palavras do campo editora
WSU - Palavras do campo assunto
WSP - Palavras do campo assunto pessoa
WSC - Palavras do campo assunto entidade
WSM - Palavras do campo assunto evento
WSF - Palavras do campo assunto título uniforme
WST - Palavras do campo assunto termo tópico (descritor)
WSG - Palavras do campo assunto geográfico
WSE - Palavras do campo série
WFA - Palavras do campo fascículo (vol., número)
WNO - Palavras do campo nota geral
WAB - Palavras do campo resumo
WYR - Palavras do campo data de publicação
WLN - Palavras do campo idioma
WNC - Palavras do campo classificação
WCL - Palavras do campo coleção
WTI - Palavras do campo título
WBB - Palavras do campo bibliografia
WMA - Palavras do campo tipo de material (livro, jornal, DVD etc.)
WSL - Palavras do campo sub-biblioteca
WPR - Palavras do campo 1o. assunto
WPA - Palavras do campo país de publicação
WED - Palavras do campo edição
WLE - Palavras do campo legislação
WDG - Palavras do campo nº documento governamental
WAS - Palavras do campo pasta assunto
WCC - Palavras do campo classifação do item
WOP - Palavras do campo nota OPAC
WCB - Palavras do campo cabeçalho
WLI - Palavras do campo forma ou gênero literário
WCI - Palavras do campo nota citação
WLU - Palavras do campo nota ilustração
WFO - Palavras do campo fonte catalogação
WRI - Palavras do campo responsabilidade pela indexação
WRA - Palavras do campo responsabilidade pela indexação anterior
WDF - Palavras do campo descrição física
WCU - Palavras do campo CDU
WCD - Palavras do campo CDDóris
WDW - Palavras do campo CDD
WPI - Palavras do campo periodicidade
WPD - Palavras do campo periodicidade anterior
WSD - Palavras do campo especificador
WFM - Palavras do campo especificador de forma
WCR - Palavras do campo especificador cronológico
WGE - Palavras do campo especificador geográfico
WDP - Palavras do campo datas da publicação
WID - Palavras do campo idioma 041
WOT - Palavras do campo outro título
WTP - Palavras do campo título propriamente dito
WYD - Palavras do campo data 2
WSR - Palavras do campo status do registro
WTR - Palavras do campo tipo registro
WNB - Palavras do campo nível bibliográfico
WIL - Palavras do campo ilustração
WPG - Palavras do campo publicação governamental
WDM - Palavras do campo DGM
WFI - Palavras do campo forma do item
WCN - Palavras do campo código CCN
WKV - Palavras do campo LKR v
WKI - Palavras do campo LKR i
WKY - Palavras do campo LKR y
WDC - Palavras do campo CDD edição
WFL - Palavras do campo forma literária
WFR - Palavras do campo periodicidade SE
WRE - Palavras do campo regularide SE
WRC - Palavras do campo tipo recurso contínuo
WPC - Palavras do campo publicação de conferência
WCH - Palavras do campo coletânea de homenagem
WIN - Palavras do campo índice
WBF - Palavras do campo biografia
WMV - Palavras do campo tipo material visual
WTM - Palavras do campo tipo material cartográfico
WEL - Palavra do campo recurso eletrônico

Multibase Vai para o início 
                        da página

Você pode usar a busca Multibase para pesquisar em duas ou mais bases de dados simultaneamente. A busca recupera registros que atendem aos critérios indicados, em cada uma das bases selecionadas. Quando você clica no OK, a página com os resultados da busca Multibase é exibida. Esta página contém a lista das bases de dados pesquisadas e o número de registros recuperados em cada uma. Clique no link com o nome da base de dados para ver os resultados de cada busca individualmente.

Orientada Vai para o início 
                        da página

A busca Orientada oferece opção de pesquisar em dois ou mais campos simultaneamente, com operador AND entre eles. Quanto mais campos são indicados, mais específico é o resultado.

Lista de Resultados Vai para o início 
                        da página

Os registros recuperados na última busca realizada aparecem na página Lista de Resultados. Quando você realiza uma busca por palavras, ou quando você clica em uma entrada sublinhada na busca por lista, a página com os resultados é exibida. A lista exibe os registros que atendem aos critérios da busca feita (o número máximo de registros exibidos é definido por sua Biblioteca - de 1.000 a 20.000 registros). Os registros são numerados na lista. Os resultados podem ser exibidos de outras formas, usando as opções de ordenação oferecidas e escolhendo o formato de exibição dos resultados (em Preferências, no menu superior).

Você pode mover-se de um registro para outro através das opções Ir para texto ou Ir para # (número do registro), localizadas acima da Lista de Resultados.

Há uma variedade de informações na página de Lista de Resultados. A busca realizada é exibida à esquerda, na parte superior. Acima, fica a barra de opções, apresentadas a seguir.

Criar Subconjunto Vai para o início 
                        da página

Criar um subconjunto dá a possibilidade de você trabalhar com os registros recuperados em uma busca. Na Lista de Resultados, marque os registros selecionados, clicando na caixa exibida ao lado do número de cada um, e depois acione Criar Subconjunto. A Lista de Resultados passa a exibir, então, somente os registros gravados no subconjunto. O subconjunto pode ser tratado exatamente como um resultado de busca: registros podem ser marcados, adicionados aos Favoritos, enviados por e-mail, ou darem origem a um novo subconjunto.

O subconjunto criado é gravado nas Buscas Anteriores, onde permanece até o encerramento da sessão. A forma para distinguir o subconjunto e o resultado anterior (que deu origem ao subconjunto) é através do número de registros de cada um, pois a descrição é a mesma para ambos na página Buscas Anteriores. Na opção Buscas Anteriores, subconjuntos podem ser combinados com outros resultados.

Para mais informações, consulte Buscas Anteriores.

Filtrar Vai para o início 
                        da página

Acionando o Filtrar na barra de opções da Lista de Resultados, você pode reduzir o resultado da busca, seja indicando seus próprios critérios de filtro ou selecionando uma das opções predefinidas.


Relevância Vai para o início 
                        da página

Você pode ordenar por relevância os resultados de sua busca com a adição de novos termos à busca original. Os registros são, então, listados de acordo com uma fórmula que leva em consideração o número de vezes que as palavras informadas aparecem no registro, o número de vezes que aparecem em toda base de dados, e o peso dado à palavra (por exemplo, se a palavra aparece no título é possível atribuir um peso maior).

Modificar Vai para o início 
                        da página

Modificar permite ampliar ou restringir sua estratégia de busca, expandindo ou especificando a expressão ou criando subconjuntos de sua busca. A modificação da busca pode ser feita através de comandos CCL ou através das opções drop-down oferecidas na página. Você também pode efetuar uma busca totalmente nova.

Ordenar Vai para o início 
                        da página

Você pode ordenar os resultados utilizando as opções de classificação predefinidas. Alternativamente, na lista de resultados, você pode clicar no nome de cada coluna para ordenação da lista (clicando no Autor, por exemplo, a lista é ordenada alfabeticamente pelo campo Autor).

Requisitos do Navegador, Codificação de Caracteres e Unicode Vai para o início 
                        da página

Os registros do Aleph são codificados em Unicode, permitindo a exibição de uma variedade de alfabetos que possuem sinais diacríticos (acentos) e caracteres especiais.

Exibição de Caracteres que não existem no Inglês
Se você está visualizando caracteres estranhos nos registros exibidos no OPAC, pode ser em função de seu navegador. Pode haver, por exemplo, registros catalogados em alfabetos diferentes dos da Europa Ocidental. Para visualizar corretamente estes registros, é necessário usar um navegador configurado para mostrar estes idiomas. Em geral, o navegador deve suportar visualização Unicode (codificação de caracteres UTF-8) e ter disponíveis as fontes apropriadas.

Em navegadores mais antigos, alguns caracteres de idiomas diferentes dos da Europa Ocidental são exibidos como um conjunto de quatro letras e números. Por exemplo, registros com caracteres chineses. exibem sequências como \65B0\653F.

A fonte Arial Unicode MS pode ser utilizada para suportar a exibição de caracteres Unicode.

Caso a fonte Arial Unicode MS não esteja disponível, outras fontes podem ser utilizadas no OPAC. Para informações sobre outras opções de fontes, consulte Useful resources em www.unicode.org.

Fecha